Projeto Reintegrar – Soraya

Vítima de um acidente, Soraya Capella, uma jovem de 21 anos, viu-se subitamente furtada de seus movimentos de braços e pernas e também de seus sonhos de adolescente. Filha de uma família de poucos recursos financeiros, Soraya foi descoberta pelo Instituto em 2000. Desde então, vem sendo assistida das mais diversas formas para buscar seus sonhos: “quero ter o meu dinheiro e conquistar o máximo de independência possível”.

Com a ajuda da Fundação Gutenberg de Artes Gráficas e de muitas outras instituições médicas e laboratoriais que atenderam aos apelos do Instituto, Soraya recuperou gradativamente muitos dos movimentos perdidos, o que lhe permitiu trabalhar.

Durante vários períodos trabalhou como representante de cosméticos, televendas, foi responsável pela manutenção e atualização do site do Instituto, fazendo entrevistas e redigindo as matérias além de responder as mensagens enviadas ao site, atividades que a prepararam para retomar sua vida profissional.

Soraya fez concurso público, passou, e desde 2007 retornou ao mercado de trabalho. O Instituto viabilizou ainda, a compra de uma cadeira de rodas motorizada, o que deu a ela a liberdade de locomoção dentro das instalações da empresa e a possibilidade de realizar muitas outras atividades diárias.